As pessoas que desejam trabalhar na profissão de motorista precisam lidar com uma grande quantidade de horas na mesma posição, e isso pode acabar prejudicando a sua saúde.
Neste artigo, analisaremos brevemente os problemas de saúde que os caminhoneiros podem enfrentar. Espero também que esta informação conscientize vocês, motoristas, que saúde/vida só se tem uma, e que você não pode comprar uma nova.
Os riscos para a saúde listados estão em maior ou menor grau interligados, podem ser interdependentes.
OBESIDADE
Motivos: pouco esforço físico. (trabalho sentado);
Existe um consumo irregular de refeições, além de uma má qualidade dos alimentos consumidos (por exemplo, fast food, porções grandes e gordurosas, alimentos processados) servidos por restaurantes e lojas de beira de estrada;
Além disso petiscar durante o trabalho (“embalagem” de vários tipos de salgadinhos, “salgadinhos” ou doces para saciar a fome por pouco tempo).
Exemplos de efeitos:
- Aumento da pressão;
- Diabetes;
- Dor e inflamação nas articulações;
- Alergias;
- Causa letargia e limita as habilidades motoras (o movimento exige mais esforço, o corpo se cansa mais rápido);
- Apneia do sono (distúrbios respiratórios durante o sono)
Resumo: Um problema comum que, segundo as estatísticas, pode ser enfrentado por mais de 70% dos motoristas. Se ignorado, pode até representar um risco de incapacidade.
DOENÇAS REUMÁTICAS
Motivos: posição sentada prolongada.
- Mudanças repentinas na temperatura ambiente (por exemplo, sair de um carro quente para geada/vento sem roupas apropriadas);
- Ar condicionado;
- Falta de uma dieta adequada – falta de alimentos ricos em substâncias que fortalecem e regeneram o sistema esquelético.
Exemplos de efeitos: dor e degeneração da coluna e articulações, artrite e inflamação muscular.
Resumo: O homem foi criado para se movimentar e, independentemente das tecnologias utilizadas, ainda não é uma posição natural para aumentar o conforto do motorista.
SEM DORMIR ADEQUADAMENTE
Motivos: má qualidade do sono (o táxi não é uma casa/quarto, no entanto).
- Hora de dormir inadequada (noites “interrompidas”);
- Tempo de sono curto (menos de 8 horas).
Exemplos de efeitos: obesidade, diabetes, pressão alta, depressão. Humor oscila o tempo todo, exaustão, apnéia do sono.
Resumo: A velocidade de reação às situações de trânsito é algo sagrado para o motorista. A falta de 1-2 horas de sono tem um efeito negativo neste tempo, e uma noite sem dormir (apesar de dormir durante o dia) pode reduzir nosso tempo de reação no volante. E isso pode ser muito perigoso!
DOENÇAS DO ESTÔMAGO, FÍGADO E RINS
Motivos: falta de uma alimentação adequada
- Muitas horas sem ir ao banheiro;
- Posição sentada prolongada.
Exemplos de efeitos: vários problemas estomacais (indigestão, gases, úlceras), dor abdominal / abdominal inferior, obesidade pedras nos rins.
Resumo: Esses órgãos são um dos mais sobrecarregados e sua negligência pode levar ao câncer.
DOENÇAS PULMONARES
Razões: condições de trabalho prejudiciais
- Fumar tabaco;
- Ar condicionado.
Exemplos de desfechos: asma, bronquite, câncer de laringe/língua/pulmão, doença arterial coronária, pressão alta, obesidade, apneia do sono.
Resumo: Estatisticamente, mais de 75% dos caminhoneiros fumam tabaco. Se adicionarmos a ele a inalação constante de gases e ar condicionado, com o tempo a saúde acaba muito prejudicada!
Lembrando que esses cuidados devem ser tomados junto com cuidados de segurança nas estradas, por exemplo, verificar sempre as condições do veículo antes de pegar a estrada, ter um bom seguro veicular, conferir óleo e pneu e regularmente levar o carro para revisão.