As bebidas alcoólicas já foram consideradas grandes vilãs do emagrecimento. Porém, pesquisas mostram os benefícios do vinho para a saúde e, conta que, se consumido moderadamente, auxilia na busca do peso ideal.
Todo alimento e bebida ingerido exageradamente pode causar prejuízos para o organismo.
Por isso, muitos regimes estão mais focadas na reeducação alimentar, com pequenas refeições a cada três horas.
O mesmo pode ser empregado ao vinho. Suas calorias variam de acordo com o rótulo e os vinhos de sobremesa são os mais calóricos da categoria.
Mas, a sua presença no cardápio traz diferenças notáveis para as dietas e para a saúde.
Os benefícios do vinho para a saúde
- Fonte da juventude: possui antioxidante na sua fórmula que atua como anti-envelhecimento, eliminando os radicais livres do organismo.
- Diminui a incidência de doenças cardíacas.
- Auxilia na prevenção de doenças coagulantes, como trombose, derrame e acidentes vasculares cerebrais.
- Diminui o risco de infarto.
- Baixa o nível do colesterol ruim.
- Aliado a dietas, ajuda a perder peso e neutraliza os efeitos da obesidade.
- O levantamento de taça não é considerado um exercício físico, mas o vinho tinto retarda o gasto ósseo e muscular. Se combinado a atividades físicas, aumenta os benefícios dos esportes.
- Ajuda a controlar a pressão alta.
- Um estudo realizado na França mostrou uma redução de 40% do risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e 20% do risco de morte por câncer. Outro estudo mostrou que o consumo de uma taça de vinho por dia aumenta a expectativa de vida dos homens em até cinco anos. Isso acontece porque o resveratrol, substância presente no vinho responsável por grande parte de seus benefícios, possui um efeito maior nos homens do que nas mulheres.
- Troque um copo de leite por uma taça de vinho para fortalecer ossos, veias e artérias.
- Aumenta a qualidade de vida.
- Retarda a regeneração da retina.
- Ajuda a preservar a memória e aumenta a imunidade.
Apesar de tantos benefícios, o vinho não deixa de ser uma bebida alcoólica.
E nem é preciso lembrar que o excesso no consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial ao organismo. Portanto, moderação sempre!
Uma taça de vinho todos os dias já é o suficiente para aproveitar todos os seus benefícios.
Vinho: aliado do coração
Um dos grandes benefícios do consumo de uma dose diária de vinho está de fato relacionado ao bom funcionamento do coração.
Os principais benefícios de uma dose diária incluem a redução no risco de doenças cardíacas e crônicas, como a depressão, além do Alzheimer e da diabetes.
Comparado a outras bebidas, o vinho tinto contém uma combinação complexa de substâncias saudáveis conhecidas como polifenóis.
Uma das principais é o resveratrol, que tem ação antioxidante e está presente na casca e nas sementes das uvas vermelhas.
Mas e o açúcar do vinho doce? Faz mau?
O fato do vinho ser doce não quer dizer necessariamente que ele contém açúcar no seu preparo. A doçura pode ser proveniente da própria uva, cujo açúcar residual não fora transformado em álcool na fermentação.
Agora, se você estiver experimentando um vinho suave ou demi-sec que apresenta doçura além do comum, é bastante provável que ele tenha, pelo menos, 5 gramas de açúcar por litro.
Existem alguns vinhos suaves que apresentam até mais do que 20 gramas de açúcar por litro. Na dúvida, evite a bebida com excesso de sabor doce. Se não gosta do vinho seco, pode optar pelo demi-sec ou uma versão mais suave de boa qualidade.
Bom é isso. Esse artigo tem o objetivo de informar sobre os benefícios do consumo regular e moderado do vinho. É uma bebida agradável e muito saborosa, mas que se consumida moderadamente pode sim trazer muitos benefícios à saúde, como os citados aqui.
E você: gosta de vinho? Conta aí pra gente nos comentários!