Muitas pessoas acham que para realizar uma escovação de qualidade, precisa-se fazer força. Porém, é justamente isso que pode ser um dos principais motivos para uma retração gengival.
Desse modo, entenda mais sobre o que é retração gengival e como realizar o tratamento de forma adequada.
O que é retração gengival?
A retração gengival é quando a gengiva sofre alguma agressão e deixa a raiz do dente exposta. Portanto, ela está associada com uma questão estética e uma sensibilidade dental.
Pessoas que possuem retração no dente da frente, se incomodam bastante, porque fica muito visível. Em alguns casos, pode ocorrer até mesmo a dor nele.
Ao observar qualquer um desses sinais, é muito importante ir ao dentista. Caso seja um microempreendedor, poderá aproveitar dos benefícios de um plano odontológico para mei.
Quais são as principais causas desse problema bucal?
Existem algumas causas que são as mais comuns, para suceder a retração gengival.
A primeira delas, é pela escovação errada. A pessoa acha que está escovando de forma correta e na verdade está detonando a sua gengiva.
Quando a gengiva começa a sentir uma certa agressão, ela passa a se encolher e retrair.
Caso a pessoa não mude a forma de escovar, ocorre uma piora do quadro e um agravamento da escovação traumática.
A má higienização pode causar a retração na gengiva?
Outra causa, é quando o paciente não faz a higienização direito e fica com um acúmulo de tártaro, fazendo com que ele fique perto da margem gengival. Se isso ocorrer, é necessário ir até o dentista.
O tártaro não é tão liso quanto o dente, e todos os produtos da infecção agridem a gengiva, fazendo com que saia sangue dela.
Na maioria das vezes, no momento da higienização, quando a pessoa vai utilizar o fio dental, acontece o sangramento e a pessoa fica com medo.
Neste caso, é extremamente importante que continue passando o fio dental e realize imediatamente uma consulta por meio dos beneficios plano odontológico empresas, caso possua.
Dentes tortos podem impactar nas gengivas
O mau posicionamento dos dentes, também pode ser o principal colaborador para a retração da gengiva.
Tem pacientes que possuem uma arcada muito estreita e possuem dentes tortos, isso faz com que o osso seja inserido de uma forma muito errada.
E com isso, quando realiza a mastigação sobre o dente, acaba com que a força seja distribuída de forma incorreta causando uma reabsorção óssea juntamente com a gengiva.
Essa situação pode ser revertida através da colocação de um aparelho ortodôntico, por meio de um especialista do convenio odontológico para mei.
Porém, é importante se atentar por quanto o tratamento ortodôntico também pode causar uma perda óssea retração digital, o que é em uma quantidade grande.
Então, às vezes, o paciente usou aparelho por muito tempo e isso favorece a perda óssea.
Por isso, é sempre importante fazer uma pesquisa do profissional em que irá realizar suas consultas.
Existem outras causas que não são tão comuns, mas também podem causar retração gengival, que são:
- Doenças inflamatórias;
- Diabetes;
- Pacientes que possuem HIV;
- Tratamento de câncer;
- Pacientes que usam medicamentos que diminui a saliva;
- Fumo;
- Doenças periodontais.
Todas essas causas podem ser avaliadas por causarem a retração gengival. Por conta disso, é muito importante entender como funciona plano odontológico empresarial para iniciar o tratamento.
Quais são as formas de tratamento?
Caso a pessoa tenha problemas como doenças periodontais, é necessário fazer uma raspagem em um dentista e depois, um acompanhamento de forma periódica.
O primeiro passo para fazer o tratamento da retração é descobrir o que está causando e resolver este problema. Assim, a gengiva para de ficar retraída.
Depois que essa retração for paralisada, é possível iniciar outros tipos de tratamento para recuperar o nível gengival.
Dessa forma, existem duas formas principais para fazer o tratamento.
A primeira será fazer uma restauração para recobrir a raiz, e com isso, resolver o problema de modo parcial.
Isso porque, apesar da pessoa não ter mais acessibilidade, ela vai ter um problema estético no dente porque ficará evidente na boca.
Além da restauração, é possível fazer uma cirurgia plástica periodontal, para recuperar o nível da gengiva.
É um procedimento eficaz que seria realizado em uma clínica odontológica, em que faz o deslocamento sob medida na gengiva, para recuperar o local danificado.
Sendo assim, a raiz do dente será toda coberta. Além disso, a estética e o problema da sensibilidade também serão resolvidos.
Por conta disso, é muito importante fazer uma pesquisa sobre o plano odontológico empresarial preços e sobre o profissional.
Lembre-se, sempre escolha profissionais com boa qualidade para resolverem qualquer tipo de problema.
De modo geral, é imprescindível realizar visitas regulares ao dentista e sempre que perceber alguma alteração na boca, não hesite em ir ao especialista.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.